As festas de final de ano já são de praxe na maioria das empresas e, quase sempre, sem grandes surpresas. Mas existem formas de inovar e fazer com que este seja um acontecimento realmente esperado, mobilizando os colaboradores e tirando o status de mera obrigação profissional.
Quer saber como organizar um evento corporativo de fim de ano que seja um sucesso? Acompanhe as dicas e tendências que selecionamos e fique por dentro!
Existem muitas possibilidades para organizar um evento corporativo de final de ano. Ele pode ser mais formal, em um salão de festas, com música, buffet e tudo o que manda o figurino, ou, quem sabe, um churrasco durante o dia em um sítio, abrindo possibilidade para que os convidados levem a família. Isso vai depender do porte e perfil da empresa, orçamento disponível, entre outras questões.
Para fazer diferente, é interessante pensar em uma festa temática, o que desperta um engajamento prévio. Podem-se utilizar as redes sociais ou aplicativos para realizar enquetes solicitando que os próprios convidados deem sugestões e opinem sobre temas para o evento.
Um dos objetivos desse tipo de confraternização é engajar e promover uma integração entre os colaboradores — e disso depende em boa parte o sucesso do evento.
Entretanto, se não forem programadas atividades que favoreçam essa interação entre todos, é bem provável que se formem os mesmos grupinhos do dia a dia na empresa, desperdiçando a oportunidade de criar novas conexões que possam ser interessantes, inclusive, do ponto de vista profissional.
Além do tradicional amigo-secreto, promova concursos, dinâmicas e outras atividades que despertem o senso coletivo e a comunicação interpessoal.
Novidades tecnológicas podem agregar bastante, tanto na organização quanto no evento em si, deixando a ocasião muito mais atrativa.
Que tal trocar as flores na decoração por luzes hi-tech? Com auxílio da projeção mapeada, é possível lançar luzes nas paredes, teto e chão, interagindo com o movimento das pessoas, personalizando a decoração de acordo com o estilo ou o tema da festa. Os convidados, com certeza, vão se surpreender!
É interessante também disponibilizar pontos de wi-fi e um telão digital, criando uma hashtag e estimulando os participantes a postarem fotos em suas redes sociais, que podem aparecer no telão durante o próprio evento. O importante é usar a criatividade e fazer algo original!
Estas e outras ideias para fugir do lugar-comum são muito válidas, mas precisam ser alinhadas também com outras premissas básicas para o sucesso de um evento: boa comida, bebida na medida certa, segurança, música agradável — tudo isso cria um ambiente perfeito para que novos elementos possam ser inseridos com êxito.
Pesquise bons fornecedores e prefira sempre aqueles que tenham experiência e boas referências.
Os promoters e agências especializadas em eventos estão sempre em busca de novidades para se destacarem no mercado, e quem não busca se diferenciar da concorrência acaba ficando para trás.